top of page

Nova Atualização do sistema PIEC ajuda escolas a aprimorarem prática científica

Cada vez mais transparente, sistema do Prêmio PIEC passa por atualização, passa a disponibilizar notas, classificação e pontuação dos projetos inscritos, além de anunciar novas atualizações em breve. Entenda...

Captura de tela mostra página do sistema do Prêmio PIEC, desenvolvida pela benV 360, que expõe informações como: Nome do projeto, instituição de ensino, anotações da triagem, colocação do projeto na classificação geral, pontuação do projeto na categoria "Pomar Científico" e as notas atribuídas ao projeto por cada um dos jurados.
Captura de tela mostra página do sistema do Prêmio PIEC, desenvolvida pela benV 360, que expõe informações como: Nome do projeto, instituição de ensino, anotações da triagem, colocação do projeto na classificação geral, pontuação do projeto na categoria "Pomar Científico" e as notas atribuídas ao projeto por cada um dos jurados.

Na última segunda feira, 21 de julho de 2025, a plataforma do prêmio PIEC, desenvolvida e mantida pela benV 360, passou por uma importante atualização. A partir de agora, os responsáveis pela inscrição dos projetos, além de terem acesso aos certificados, uma inovação que facilita a emissão de segunda via e autenticação dos certificados de participação dos estudantes e professores, desenvolvido na edição anterior, agora também já podem conferir as notas recebidas de cada jurado, a classificação do projeto no ranking geral e a pontuação na categoria Pomar Científico, categoria responsável por eleger a escola que recebe o laboratório legado da edição.


Essa atualização era uma demanda dos professores que antes só tinham acesso às informações completas, caso requisitassem por e-mail. Com a ausência de um patrocinador que custeasse o desenvolvimento desses novos recursos, a benV 360 arcou com todos os custos de desenvolvimento, por conta própria, a fim de atender os professores de uma forma mais ágil, para que possam, através das notas recebidas nos 8 critérios de avaliação, entender os pontos fortes e fracos de cada projeto e, dessa forma, aprimorá-los junto de seus estudantes.

 

Ranking Completo


Apesar do desenvolvimento de um sistema mais complexo que possibilita o acompanhamento dos resultados dos projetos, o prêmio PIEC ainda evita a divulgação do ranking completo, se limitando apenas a divulgar a lista de projetos finalistas e a lista dos projetos no TOP 10 de cada categoria.


O motivo considerado para essa decisão é que o prêmio PIEC não é uma competição entre escolas, é um programa desenvolvido pela benV 360 para incentivar a prática científica escolar desde os primeiros anos do ensino fundamental, até as últimas séries do ensino básico. Aqui, a intenção é inspirar as escolas através dos projetos mais bem avaliados, sem jamais criar uma competição ou rivalidade entre os estudantes e professores de instituições diferentes.


Para o Comitê Organizador do Prêmio PIEC, informar às escolas sobre o desempenho dos próprios projetos, já é suficiente para que esses projetos sejam aprimorados e o ensino científico, dentro da própria instituição de ensino, evolua de acordo com as próprias possibilidades e recursos.


Além disso, apesar de o corpo de jurados ser altamente qualificado, com capacidade para avaliar tecnicamente os projetos, o Comitê Organizador do Prêmio PIEC entende que há diversas realidades diferentes espalhadas pelo país. Realidades em que cada instituição enfrenta os próprios desafios e, portanto, não considera relevante mostrar a diferença entre os projetos com maiores notas e os projetos com menores notas. O importante é inspirar e ajudar professores e escolas a oferecerem aos próprios alunos o melhor ensino possível, respeitando as inúmeras dificuldades e desafios existentes naquela realidade específica.



ree

Além de todas as implicações existentes em diferenças sociais, governamentais e econômicas, cabe ressaltar que o prêmio PIEC recebe projetos de estudantes de 06 a 19 anos, em níveis de ensino completamente diferentes. Logo, não há vantagens em expor e comparar os projetos com menores notas, com aqueles que conseguiram um melhor desempenho, sendo o sistema de avaliação apenas uma forma técnica de selecionar os projetos que serão premiados e as escolas que receberão os laboratórios legados a cada edição.

 

Próximas atualizações:


A benV 360 já tem uma lista de melhorias para implementar no Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico. Dentre as prioridades está a emissão do “Certificado de Participação”, já que atualmente, apenas os projetos do TOP 10 de cada categoria podem imprimir os certificados.


Sistema desenvolvido pela benV 360, autentica os certificados emitidos, de forma a permitir que professores e estudantes incluam suas conquistas em seus currículos escolares, acadêmicos e profissionais.
Sistema desenvolvido pela benV 360, autentica os certificados emitidos, de forma a permitir que professores e estudantes incluam suas conquistas em seus currículos escolares, acadêmicos e profissionais.

A previsão é que o “Certificado de Participação” inclua o nome de todos os estudantes participantes, dos professores orientadores, nome da escola, do projeto e a classificação geral do projeto no ranking. Essa atualização deve entrar em vigor já para os participantes da 3ª edição do prêmio. Esse recurso, assim como o certificado dos vencedores e do TOP 10 do prêmio, também poderá ser autenticado via sistema, permitindo que professores e estudantes incluam a experiência em seus currículos acadêmicos e profissionais.


Para a 4ª edição, também há novidades previstas, mas serão divulgadas conforme os patrocinadores aprovarem. O que dá para adiantar, por enquanto, é a possibilidade de criação de uma nova categoria voltada, exclusivamente, para reconhecer os projetos inscritos vindos do ensino fundamental. Além desse caso, estão sendo consideradas todas as sugestões que recebemos pelo site do PIEC.


E você, qual evolução gostaria de ver no prêmio PIEC? Fala pra gente! Sua sugestão pode ser a próxima evolução do prêmio!

Comentários


bottom of page