top of page
EEMTI Marconi Coelho Reis.jpeg

EEMTI Marconi Coelho Reis
(Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Marconi Coelho Reis)
Pomar Científico do 3º PIEC - 2024-25

Professores Orientadores:

Prof.ª Heloina Lopes Capistrano e Prof.º Francisco Augusto Oliveira Santos  

Cidade: Cascavel - CE 

CONSISTÊNCIA E CONSTÂNCIA:

A palavra que melhor descreve essa edição do PIEC é constância.

Nessa edição ficou provado que a constância leva aos melhores resultados. No Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico, cada escola concorre com ela própria para melhorar seus próprios resultados e, consequentemente, eventualmente, superarão os resultados de outras escolas através da consistência do ensino científico.

Dentre as escolas que mais se destacara, estiveram velhas conhecidas da organização do PIEC, escolas que participam do prêmio há várias edições, como, por exemplo, o Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, de Toledo – PR; O Centro de Excelência do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, de Canindé de São Francisco – SE, ambas vencedoras, da 1ª e 2ª edição do prêmio, respectivamente, e outras que ainda não venceram, mas sempre se destacam, como a Escola De Educação Básica Municipal Duque De Caxias, de Pomerode – SC, que ainda não venceu o PIEC, mas sempre figura entre as finalistas, com projetos muito competitivos e com um detalhe que chama atenção, a maioria dos projetos são do ensino fundamental, concorrendo em pé de igualdade com projetos do ensino médio e médio-técnico.

Porém, nessa edição, com uma mudança no regulamento que privilegia as escolas que mais emplacaram projetos nas finais (TOP 25), até o TOP 50, não teve para ninguém, a campeã foi outra velha conhecida do prêmio PIEC, representada por projetos desde a 1ª edição do prêmio e que esse ano, conquistou a maioria esmagadora dos jurados.

A Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Marconi Coelho Reis, de Cascavel – CE, sob a orientação da Prof.ª Heloina Lopes Capistrano e do Prof.º Francisco Augusto Oliveira Santos, liderou de ponta a ponta. Foi levada à final (TOP 25) com 05 projetos, classificados em 04 lotes diferentes, avaliados por 07 jurados. Já na final, a escola mostrou que seus projetos eram diferentes, chamando a atenção dos 05 jurados que colocaram seus projetos em 1º, 2º. 3º. 5º e 7º lugares, além da 26ª e 35ª posição no TOP 50 da classificação geral. Um resultado excelente, inédito no Prêmio PIEC, levando-a a somar nada menos que 279 pontos, contra 187 pontos do Centro de Excelência do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto que ficou com a 4ª, 10ª, 19ª e 24ª colocações dentre os finalistas e com as 30ª, 39ª, 47ª e 48ª no TOP 50 da classificação geral do Prêmio PIEC.

lousa.jpg

Números do 3º PIEC

megafone bicolor.png
microscópio dourado.png
gráfico lousa.png

*Crescimento em relação à 2ª edição do PIEC

82

cidades, 23 estados e as 5 regiões do país estão representadas na terceira edição do PIEC. 

+ 39,1%

210

projetos inscritos nos 40 dias de prazo de inscrições abertas.

+ 27,3%

32 MIL

escolas alcançadas pela comunicação institucional do prêmio.

+ 59%

121

instituições de ensino estão participando do 3º PIEC.

+ 40,7%

975

participantes inscritos.

São 765 estudantes e 210 professores orientadores.

+ 42,8%
bottom of page