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Crescimento do alcance pedagógico mostra que prêmio PIEC chega cada vez mais longe

Indicadores apontam que o impacto pedagógico mais que dobrou em apenas 3 edições do Prêmio PIEC. Veja como é calculado o alcance pedagógico do projeto.

Apenas na 3ª edição (atual), 121 escolas inscreveram projetos no Prêmio PIEC. O número é 70% maior que as 71 escolas da primeira edição. | Imagem ilustrativa.

O objetivo mais importante do prêmio PIEC é a popularização da ciência e a inclusão da prática científica cada vez mais cedo no cotidiano escolar desde o ensino fundamental e é por isso que se aceita participação de crianças e adolescentes de 06 a 19 anos. Por isso é importante criar formas de medir a evolução em direção ao objetivo.

Para tanto, a benV 360, realizadora oficial do prêmio PIEC entendeu necessário criar um indicador de alcance pedagógico e os dados que compõem esse índice são os mais importantes, é através deles que se entende o desempenho do prêmio e indica para o comitê organizador do prêmio, quais são as ações necessárias para tornar o prêmio mais efetivo em sua missão.


O número de projetos é um desses indicativos, quanto mais projetos inscritos, presume-se maior atividade científica, porém, não basta, já que uma mesma escola pode inscrever mais de um projeto e o simples aumento da atividade em uma das escolas – o que acontece com frequência – e já influencia o número. Por isso, outros três indicadores foram incluídos.

O segundo desses outros três indicadores é exatamente o de quantidade de escolas participantes, já que essa informação desvenda rapidamente a dúvida sobre o crescimento do número de projetos;


Infográfico mostra a evolução da dispersão dos projetos inscritos no PIEC pelos estados brasileiros. Quanto mais escura a cor da unidade federativa no mapa, maior é a participação da região em relação ao total de projetos inscritos. Os territórios indicados na cor cinza não enviaram projetos para a respectiva edição.
Infográfico mostra a evolução da dispersão dos projetos inscritos no PIEC pelos estados brasileiros. Quanto mais escura a cor da unidade federativa no mapa, maior é a participação da região em relação ao total de projetos inscritos. Os territórios indicados na cor cinza não enviaram projetos para a respectiva edição.

Outro dado observado é o de quantidade de cidades representadas. Com essa informação podemos medir se a comunicação está rompendo fronteiras, o que é importante para a disseminação uniforme por todo o território nacional.


Por fim, o quarto dado é o de quantidade de professores. No final do dia, são essas pessoas que estão à frente das salas de aula. São eles a autoridade responsável por multiplicar o conhecimento, e a participação deles faz com que seus próprios repertórios sejam ampliados, conhecendo outros projetos participantes.


Levando em consideração esses quatro indicadores (professores +71%, projetos +96%, escolas +166% e cidades participantes +70%) , é possível projetar que da primeira edição até a terceira (atual), o alcance pedagógico do prêmio cresceu, em média, 101%. Ou seja, dobrou de tamanho.

O índice de alcance pedagógico considera 4 indicadores: Escolas, professores, projetos e cidades participantes.
O índice de alcance pedagógico considera 4 indicadores: Escolas, professores, projetos e cidades participantes.

Esse crescimento rápido impõe novos desafios à organização do prêmio, mas também mostra que o PIEC segue na direção correta para atingir seus objetivos. Para o PIEC, não basta ser o maior prêmio do país, tem que ser também o que promove mais evoluções na educação científica.

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